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Bruno Oliveira - CEO ISSO Marketing®

Se você tem um projeto publicado e seu site não aparece no Google, saiba você pode estar deixando de apresentar seu negócio para milhares de clientes.

Os buscadores online como o Google e Bing são fortes aliados para nossos projetos, seja ele um site, loja virtual, blog e até mesmo nossas redes sociais. Através dos buscadores, nossos projetos são encontrados por visitantes com maior facilidade e agilidade.

Acontece que, nem todos os projetos são encontrados pelos robôs dos sites de pesquisas, e alguns resultados estão em páginas onde o visitante dificilmente consegue chegar.

Recebemos dezenas de mensagens de empresários com dúvidas relacionadas a seus projetos que não aprecem no Google. O Google é um dos maiores sites de pesquisa online (se não o maior), mas não podemos deixar outros sistemas de lado, pois os resultados do Bing, por exemplo, também são excelentes!

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu posicionamento nos resultados de busca orgânica:

URL’s amigáveis

URL é o nome da do ao endereço da página que seu site deve exibir.

A URL da página do nosso blog por exemplo, é www.iqem.com.br/blog, a escrita após a barra (blog) indica que o navegador deve direcionar o usuário à essa página. Cada página do seu site recebe um nome (título) e uma URL. Em todo título de uma página, recomendamos que seja formatado com a tag H1, e as urls sejam amigáveis, contendo as mesmas palavras-chave relacionadas ao título.

Quando você utiliza palavras-chave na URL do seu site, você colabora para que os robôs dos motores de busca encontrem seu conteúdo com mais facilidade, vindo a recompensá-lo exibindo seu site em um ranking mais elevado em relação à sites com URL não amigáveis.

Algumas plataformas de desenvolvimento de sites, embora ofereçam ao desenvolvedor a possibilidade de trabalhar com url amigáveis, não vêm com essa função ativa. Desse modo, as URL’s são exibidas em códigos (exemplo page_id=10), dificultando o trabalho de SEO.

Repare que no exemplo citado, a plataforma de desenvolvimento está informando ao navegador que seja exibida para o usuário a página identificada como a página 10, que, mesmo que essa página tenha um título, na url ela está sem nome. Utilizar ID’s em url’s não é recomendado se você está em busca de tráfego orgânico, porém, é altamente recomendado se você utilizar por exemplo, em um sistema onde somente pessoas autorizadas tem acesso.

Estratégia de palavras-chave

Os robôs dos mecanismos de pesquisas são devidamente programados para capturar páginas com um número relevante das principais palavras-chave que se enquadram no assunto que os visitantes estão pesquisando, visando apresentar exatamente resultados que sejam úteis para os usuários. Portanto, é super importante ao elaborar o conteúdo de sua página, selecionar e utilizar as principais palavras-chave (tags) que representam o seu conteúdo.

Publicamos também um conteúdo super interessante sobre palavras-chave em redes sociais e seu uso correto, esse conteúdo abre um leque de ideias sobre como escolher e utilizar as palavras-chave exatas não só para redes sociais, mas também para aplicar em seu conteúdo, tornando relevante para o Google e demais sites de pesquisas.

Uma dica de ouro que vamos compartilhar com você é: Evite Ctrl + C e Ctrl + V em seu site. Descreva seus produtos e serviços com suas palavras. Os buscadores entendem quando um conteúdo é copiado, com isso seu site deixa de conquistar relevância, e consequentemente seu ranking nos resultados das pesquisas será desanimador.

Envio de sitemaps

Se o seu site não aparece no Google, certifique-se de que você tenha enviado os sitemaps.

O que é sitemap?

O sitemap nada mais é que um arquivo com a extensão .xml que informa aos mecanismos de busca toda a estrutura de um site, as páginas e conteúdos que devem ser indexados e suas atualizações.

Deixar de enviar os sitemaps ao Google e Bing é um erro muito comum em desenvolvedores que estão iniciando na carreira, o grande problema é que não enviar um sitemap aos buscadores faz com que o cliente deixe que conquistar um alto número de visitantes em seu site.

Como acesso meu sitemap?

De modo geral, você pode acessar e conferir o sitemap do seu site incluindo /sitemap.xml após o domínio na barra de endereços do seu navegador.

Em nosso caso, o caminho do nosso sitemap é www.iqem.com.br/sitemap.xml.

Se você utiliza a plataforma WordPress para desenvolvimento do seu site, blog ou loja virtual, hoje existem poderosos plugins que facilitam a criação e gestão de um sitemap de maneira simples e profissional. Pesquise mais a fundo sobre os plugins Yoast SEO e Rank Math SEO, que têm suas versões paga e gratuíta.

Como envio meu sitemap ao Google?

Após criar o seu site sitemap, você deve informar aos mecanismos de busca. No caso do Google, você precisa abrir uma conta grátis na ferramenta Google Search Console, criar uma propriedade com o domínio do seu site e em seguida clicar em “Sitemaps” (botão disponível no menu lateral esquerdo).

Em seguida, basta informar a URL do(s) seu(s) sitemaps e clicar em Enviar.

O Google irá processar todas as URL’s do seu site e, se tudo estiver correto, seu sitemap já vai estar cadastrado na plataforma Google Search Console.

Toda atualização ou criação de páginas e posts será atualizada de maneira automática em seu site e enviada ao Google (isso apenas se você utilizar o wordpress com algum dos plugins citados).

Se você criar o seu sitemap de forma manual (código), você deve atualizar o arquivo em sua hospedagem para o Google Search Console faça a leitura e atualização.

Layout responsivo

Uma das maiores exigências não só do Google, mas de absolutamente todos os mecanismos de pesquisas do mundo é a responsividade em projetos disponíveis na internet.

Nos últimos anos, houve um gigantesco aumento de internautas que utilizam o smartphones, tablets e tv’s para navegarem em sites e redes sociais. Desktops e notebooks embora sejam o carro-chefe no ato de desenvolvimento, os programadores devem atentar-se também no layout responsivo.

Você sabe o que é layout responsivo?

Layout responsivo é aquele design de um projeto que se adapta a diversas resoluções de monitores, oferecendo a melhor experiência para o usuário, e claro, eliminando as dificuldades na navegação.

Embora ainda existam alguns projetos que não são responsivos na internet, é possível que mesmo assim você consiga acessar de seu smartphone por exemplo, mas você vai uma grande dificuldade em navegar nesse projeto. A leitura do conteúdo vai ser difícil, os botões não vão ser precisos e a aparência não vai ser nada agradável.

Aqui na agência ISSO, todos os sites por nós desenvolvidos são responsivos, inclusive essa matéria que você está lendo agora também é 100% responsiva! Se você ainda não tem um site, ou se o seu site ainda não é responsivo, fale conosco. Vamos elaborar uma proposta personalizada para alcançar sucesso com seu projeto!

Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é sem dúvidas uma das melhores plataformas que o Google disponibiliza gratuitamente para divulgar sua empresa, principalmente em sua cidade.

O Google Meu Negócio funciona exatamente como um diretório, um guia comercial. Através de suas funcionalidades, você pode inserir fotos de sua marca, da fachada, da sua equipe de trabalho e das partes externas e internas da empresa que você está anunciando.

Você também pode cadastrar seus produtos e serviços no Google Meu Negócio, facilitando que os usuários o encontrem através do mecanismo de buscas do Google. Telefone, site e e-mail também são campos oferecidos pela plataforma. Ah, e vale lembrar que a referência do Google Meu Negócio para o seu site (através da qualidade do link) é altíssima, possibilitando que com o passar do tempo e a contabilização de cliques, seu domínio começa a ganhar forças na internet, vindo assim a ampliar seus resultados com tráfego orgânico.

A plataforma tem inúmeros benefícios para o seu negócio, cabe a você explorar ao máximo as funcionalidades e aplicá-las em seu projeto.

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é o primeiro degrau na escada do crescimento, não ignore essa plataforma.

Conclusão

Agora que você já viu o porque seu site não aparece no Google, que tal por em prática as dicas que citamos neste post e em seguida seguir mais 6 dicas sobre como colocar seu site no topo do Google? Fala sério, conteúdo top assim e gratuito você só encontra aqui na agência ISSO.

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