Se você utiliza ou já utilizou o WordPress para desenvolver um projeto, talvez já possa ter notado a necessidade de cadastrar novos tipos de posts, ou simplesmente separá-los da categoria Posts (padrão do sistema).
Vamos citar um exemplo:
Você está desenvolvendo um portal para uma imobiliária ou um corretor de imóveis autônomo, e para cadastrar os imóveis você precisa criar (separar) uma tabela no banco de dados exclusiva para esses imóveis (sem utilizar o menu Posts padrão do WordPress). Isso é possível criando um novo Post Type (via código) ou simplesmente criar um novo Post Type utilizando o plugin JetEngine, dos desenvolvedores Crocoblock.
O plugin permite criar Tipos de Posts Personalizados (CPT), Conteúdos Dinâmico Personalizados (CCT), Taxonomias, Metadados, Opções de Personalização de Páginas e muito mais.
A agência que desenvolveu o plugin (Crocoblock) em seu site mostra todas as características do Jet. Popularmente, o plugin é utilizado para desenvolver sites para imobiliárias, revenda de carros, guias comerciais, portais para escolas dentre outras mais categorias. Porém, você pode utilizar o plugin para criar o que você necessita em cada projeto, podendo ser ilimitado!
Nós da agência ISSO utilizamos o JetEngine basicamente em quase todos os projetos, pois ele facilita o desenvolvimento do painel do cliente e de todo o conteúdo dinâmico do site.
Funções do JetEngine
O poderoso plugin da Crocoblock vem recheado de funcionalidades que podem transformar seu simples site em um poderoso sistema de gestão de dados. O JetEngine é o “carro-chefe” da Crocoblock e recebe atualizações frequentes tanto em segurança quanto em compatibilidade e recursos.
Vamos abordar alguns dos recursos que o plugin oferece à partir da versão 2.11.2 (mantenha sempre sua versão atualizada).
CPT – Custom Post Type
O CPT (Custom Post Type), ou Tipo de Post Personalizado como o próprio nome já diz, permite que o desenvolvedor crie uma tabela no banco de dados para determinado post. Como vimos no exemplo acima, para criar um portal de imobiliárias precisamos criar uma tabela exclusiva. Com o CPT, essa tarefa se torna mais simples.
Com o Jet Engine você pode criar inúmeros CPT’s (Custom Post Types) para o seu projeto.
CCT – Custom Content Type
Todos os sites consistem em dados e esses dados são armazenados no servidor em tabelas SQL especiais. Quando o usuário abre qualquer uma das páginas ou quando busca algum post, o WordPress percorre as tabelas SQL, encontra os dados necessários e os exibe.
Quando você cria um Custom Content Type, os itens desse tipo ainda serão “postagens”. Isso significa que eles serão armazenados na mesma tabela SQL onde todos os posts estão reunidos. Quando o usuário busca um post, o WordPress terá que passar por toda a tabela SQL que contém os posts. Se você não tiver muitas postagens em seu site, o atraso será imperceptível. No entanto, quanto mais CPTs você criar, maior será a tabela e menor será a velocidade de download da página.
No entanto, quando você cria um tipo de conteúdo personalizado, na verdade você cria uma nova tabela SQL no banco de dados do seu site para ele. Quando o usuário procura um item desse tipo de conteúdo, o WordPress o procura em uma tabela separada. Os itens que você cria não vão sobrecarregar a tabela SQL com postagens, e as solicitações serão executadas visivelmente mais rápido. Especialmente se esse tipo de conteúdo for para dados aos quais o usuário não terá acesso. Por exemplo, você pode criar um tipo de conteúdo para pedidos. Você não precisa exibir esses dados no site, você precisa deles apenas para uso interno. Esses dados serão armazenados em uma tabela separada e não retardarão a pesquisa, como seria se você criasse um tipo de postagem personalizado para pedidos.
Custom Fields
O módulo Custom Fields permite que você adicione novos campos de dados em Post Types.
Vamos citar como um exemplo o Post Type “Imóvel”, que, através do Custom Fields você pode inserir o endereço do imóvel, metragem, quantos quartos, salas e banheiros e o que mais for preciso.
Taxonomies
O plugin JetEngine tem muitas vantagens e uma delas é que você pode categorizar os posts em termos especiais. Se houver uma dúzia de posts, e alguns deles se referirem a um tópico, você pode criar uma taxonomia para uni-los.
As taxonomias permitem categorizar os Tipos de Posts de acordo com quaisquer características de classificação.
Já os Termos são itens dentro das Taxonomias, que adicionam atributos de classificação adicionais, construindo assim uma ordem hierárquica dentro de uma determinada Taxonomia.
Listings
Com o plug-in JetEngine, você tem a oportunidade de extrair o conteúdo do backend dinamicamente para o construtor de páginas Elementor para exibi-lo no frontend. Essa construção pode ser feita através das Listings.
Relations
O JetEngine, através do módulo Relation (Relacionamentos) permite que você atribua relações entre um tipo de postagem pai para poder ser conectado com um ou mais tipo de postagem filho.
Por exemplo, um país tem apenas uma capital e não há capitais que estejam realmente relacionadas a muitos países ao mesmo tempo. Portanto, a relação entre os tipos de postagem “País” e “Capital” deve ser “um para um”.
O JetEngine permite relações “um para um”, “um para muitos”, “muitos para muitos”.
Options Page
A sessão Options Page do JetEngine permite que você crie opções dinâmicas para atualizar seu site pelo front-end.
Os usuários com as liberações podem alterar o logotipo, cores, menus, links, enfim, personalizar um site completo apenas pelo frontend (sem acessar o painel do WordPress).
Query Builder
O Query Builder é uma ferramenta que ajuda você a criar listas de itens, selecionados da matriz geral de acordo com algumas condições. Ele permite que você consulte posts, termos, usuários, comentários, dados de tabelas SQL, itens recebidos por meio da funcionalidade da API REST e itens de tipo de conteúdo personalizado. Você define as condições para a criação da lista e depois pode criar um modelo de listagem para essa lista e exibi-lo por meio da grade de listagem.
Profile Builder
Com o Profile Builder do JetEngine é possível criar contas pessoais para os usuários e dar a eles a possibilidade de enviar qualquer informação para o seu site a partir do frontend.
Forms
O Forms é um módulo incluso no JetEngine que permite a criação de formulários personalizados para os usuários possam criar e editar qualquer tipo de post pelo frontend (sem acessar o painel do WordPress).
JetEngine é grátis ou é pago?
O plugin JetEngine é pago, e você deve por questões de segurança realizar a compra apenas no site dos desenvolvedores, no caso a Crocoblock.
Embora você possa encontrar alguns influencers ou até sites que disponibilizam os arquivos do plugin JetEngine grátis na internet, nós não recomendamos que você faça o download. Esses arquivos podem conter código-fonte malicioso que torna seu site ou projeto vulnerável a ataques.
A Crocoblock comercializa licenças personalizadas do JetEngine para projetos com atualizações e suporte durante 1 ano.
O que posso criar com JetEngine
Absolutamente, tudo!
É ISSO, você pode criar absolutamente tudo utilizando as funcionalidades do JetEngine e aplicando-as em seu projeto.
O JetEngine segue em um ritmo de constantes atualizações e a cada período surge superando novos desafios. é possível criar até sistemas de gestão utilizando o JetEngine (e demais módulos da Crocoblock).
Sites para Imobiliárias
Com o JetEngine você pode criar incríveis portais para imobiliárias e corretores de imóveis.
Você tem a possibilidade de criar usuários e relações entre os posts (imóveis), limitando ou não a quantidade de publicações, período de expiração dos anúncios e ainda criar um belo e elegante painel de controle para que o usuário crie, edite e elimine os anúncios via front-end.
Sites para Revenda de Carros
Utilizando o JetEngine, você também tem a possibilidade de criar sites e sistemas para garagens, concessionárias e revendedores de automóveis com qualidade e funcionalidades exclusivas.
Sites para Guia Comercial
Guias comerciais também podem ser desenvolvidos utilizando as funcionalidades oferecidas pelo JetEngine, unindo o custom post types com as taxonomias é possível que você alcance excelentes resultados.
Curso JetEngine
Se você têm interesse em adquirir conhecimentos sobre o plugin JetEngine, o professor Dante publica excelentes conteúdos gratuitos em seu canal do YouTube e também abre vagas para seu curso JetMaster, onde compartilha técnicas e macetes para criar aplicações do zero utilizando o JetEngine.
O curso é muito bom e aborda com clareza as funcionalidades deste plugin. Ao se matricular no curso, você terá acesso aos grupos exclusivos do Telegram e Facebook, onde o próprio professor esclarece dúvidas e os alunos compartilham conhecimento.
Outro modo de aprender a utilizar os módulos do JetEngine é conferindo os artigos da Base de Conhecimentos oficial do plugin.
Você também pode conferir os vídeos da playlist JetEngine de A a Z no canal da Crocoblock no Youtube. Os vídeos são em inglês, mas você pode ativar as legendas automáticas e absolver muito conhecimento gratuito sobre esta ferramenta.
E obviamente aqui, no blog da agência ISSO você também pode aprender sobre as funcionalidades do plugin. Sempre que possível vamos compartilhar nossos conhecimentos sobre o incrível JetEngine.
Conclusão
Agora que você conheceu o JetEngine, que tal investr nesta ferramenta e começar ainda hoje a tirar seu projeto do papel? Crie e compartilhe conosco sua experiência em relação a essa incrível ferramenta!