fbpx

Como ganhar seguidores no Instagram grátis?

Índice do conteúdo

Como ganhar seguidores no Instagram grátis?

O instagram é uma das redes sociais mais acessadas em todo o mundo. Muitos usuários passam a maior parte do seu dia absolvendo conteúdos digitais compartilhados por empresas e influencers.

Que o Instagram é uma excelente ferramenta para o marketing digital, todos nós já sabemos. Pensando em explorar um novo público e ampliar o alcance de suas publicações, vamos compartilhar agora com você dezenas de dicas sobre como ganhar seguidores no Instagram grátis. Isso mesmo, conquistar seguidores de forma gratuita e profissional. Também vamos compartilhar dicas sobre o que você não deve fazer, e assim alcançar melhores resultados em sua rede social. Vamos à leitura!

O que você deve fazer

Existem várias tarefas no instagram, que quando bem aplicadas os resultados começam a surgir. Gaanhar seguidores grátis é um dos termos mais pesquisados por usuários da rede social e, pensando nisso decidimos compartilhar nosso conhecimento para ajudar você a ampliar sua rede. 

Veja quantos seguidores você tem agora e anote em seu bloco de notas, siga as 09 etapas disponíveis a seguir e compare seus resultados. Ah, não deixe de compartilhar com a gente seus resultados, tá ok?

Elaborar um calendário de posts

Quando o assunto é ganhar seguidores, não só no Instagram mas praticamente em todas as redes sociais é necessário ter um bom conteúdo. Ninguém segue um perfil, sem um objetivo.

Elaborar um calendário para organizar sua ordem de posts é uma estratégia excelente. Desenvolver um roteiro para criar seus conteúdos, e algumas vezes quebrar as regras na hora da publicação também ajuda. Lembrando que você deve sempre interagir com seu público, comentando, respondendo os comentários, curtindo e fazendo perguntas.

Uma dica legal sobre um calendário de posts está em criar artes em datas comemorativas ou sobre algo que está acontecendo com impacto no país e no mundo.

Seguir hashtags

O Instagram possibilita que você siga as hashtags de seu interesse e esse conteúdo seja exibido em seu feed, mesmo que você não está seguindo o autor da postagem.

Seguir hashtags no instagram é bom para manter seus conhecimentos atualizados, curtir, comentar e salvar posts gerando mais engajamento e conexão com novos perfis todos os dias. Quando você demonstra insteresse em um conteúdo e começa a se relacionar com o autor, outras pessoas com o mesmo interesse visualiza suas ações e visitam seu perfil para ver também os seus conteúdos. Se você oferecer bons conteúdos, pode ter certeza de que essas pessoas vão começar a te seguir.

Utilizar hashtags em seus posts e stories

Uma das técnicas para ganhar seguidores grátis no instagram é utilizando hashtags em posts e stories. Quando você utiliza hashtags em seus posts ou stories, você está organizando seu conteúdo, fazendo com que ele seja exibido para um número maior de pessoas que realmente se interessam na categoria cadastrada (hashtag).

Cadastre apenas hashtags que façam sentido com seu conteúdo, caso contrário você pode gerar frustração na pessoa que está em busca de outros tipos de informações, com a sensação de estar sendo enganado e então deixar de ganhar seguidores.

Você têm dúvidas sobre como utilizar hashtags no Instagram? Temos uma matéria completa e gratuita aqui no blog onde compartilhamos informações sobre o uso correto de hashtags em redes sociais.

Utilizar o campo de localização em posts e stories

O instagram permite que você insira sua localização em posts e stories que você pretende publicar. Utilizar esse recurso também é uma das estratégias que ajudam a ganhar mais seguidores de forma gratuita e profissional.

Quando você insere uma localização em stories, por exemplo, sua publicação fica por um tempo disponível nos stories da localização que você utilizou.
Exemplo: Se você publicar um stories e inserir a localização “São Paulo, Brasil”, todas as pessoas que acessarem os stories de “São Paulo, Brasil” podem ver se storie, mesmo que essa pessoa não siga o seu perfil, e, se surgir interesse dessa pessoa no conteúdo que você compartilhou, pode ter certeza de que essa pessoa vai te seguir. O mesmo funciona para localização em posts, isso facilita com que pessoas de determinadas cidades encontrem seu perfil com mais facilidade.

Explorar as ferramentas do instagram

Fora a localização que já citamos acima, o Instagram oferece muitas outras ferramentas para incrementar seus posts e stories. O segredo é, que você deve explorar essas ferramentas. Assim, os algorítimos do Instagram entendem que você é um usuário ativo e que as ferramentas oferecidas pela plataforma estão sendo úteis, isso faz com que você conquiste um aumento no alcance de suas publicações, resultando em mais visualizações e aumento de chances de conquistar novos seguidores de maneira gratuíta. 

Algumas das ferramentas mais utilizadas são os stickers, onde algumas vezes novas figuras são inseridas relacionadas a algo que está acontecendo no país e no mundo. Temos também disponíveis as hashtags, como já citamos anteriormente, temos as músicas, onde você pode compartilhar uma música relacionada ao conteúdo que você está compartilhando no momento, deixando sua publicação mais atrativa. Temos o @, que você pode marcar outros perfis, gifs animados, enquetes (vamos citar a seguir), perguntas, emojis deslizantes dentre outras mais.

Comece hoje a explorar as ferramentas do Instagram e monitore os insights de seu perfil, o crescimento do engajamento é real!

Criar enquetes em posts e stories

Quando você cria uma enquete em seu conteúdo, você está apresentando uma oportunidade da pessoa interagir com o seu post. Isso ajuda muito em seu engajamento e a possibilidade de conquistar novos seguidores é alta.

Crie enquetes sobre seu negócio, migre com atualidades para não ficar aquela coisa repetitiva. A missão é despertar o interesse do seu público em se relacionar com seu perfil.

Responder as enquetes votadas pelos seus seguidores e marcá-los em stories também é uma ótima estratégia para mineraçao de novos seguidores.

Seguir influencers da sua área

A dica é: não só seguir, mas também interagir com influencers de sua área. Principalmente em caixas de perguntas, onde na maioria dos casos, são respondidas pelos digitais e repostadas em seus stores, marcando o seu perfil.

Fazer amizade com esses profissionais e realizar negociações de marketing ou troca de publicidade também são estratégias que devem ser levado em considerações, mas em alguns casos essas parcerias tem um certo valor a ser investido, descartando a possibilidade de conquistar segudiores de maneira gratuita.

Curtir e comentar em posts de seu interesse

Quando você curte e comenta uma publicação do seu interesse, as chances de se relacionar coom pessoas do mesmo interesse que o seu são altas. Para receber engajamento em suas redes sociais é necessário engajar.

Evite comentário apenas com emojis, isso transmite para o outro perfil e para outras pessoas que esse comentário foi automatizado, além de não dar espaços para as pessoas responderem. Comente com um elogio, ou com uma pergunta, seja criativo(a) e dinâmico, dê espaço para que outras pessoas respondam seu comentário. Vamos citar um exemplo:

Suponhamos que você está seguindo um designer e que você curtiu e comentou seu último post de duas maneiras:

Comentário 01:
Legal

Comentário 02:
Gostei muito do seu post, também adoro a fonte Montserrat e artes com esse tom de roxo!

Repare que são dois comentário completamente distintos e que no primeiro comentário de exemplo, você não abriu nenhum espaço para a outra pessoa responder. Já no segundo comentário, através de um elogio você está estimulando a pessoa do outro perfil comentar com uma resposta, gerando mais engajamento.

Engajar com seu público

Embora citamos um exemplo acima sobre dois tipos de comentários, vale lembrar que engajamento com seu público em redes sociais é muito mais do que isso.

Engajamento é quando você conquista a atenção das pessoas, despertando o desejo de ver mais e querer mais sobre o que você tem a oferecer. Se eu disser pra você que engajamento é simples de se conquistar, confesso que estarei mentindo e enganando a nós dois. Mas também não é um bicho de sete cabeças, e se executado de maneira correta, os resultados começam a ser notados. 

O Instagram cresce a cada dia e as ferramentas que a plataforma oferece ajudam a conquistar mais engajamento para o seu conteúdo, possibilitando que seu perfil ganhe autoridade e comece a crescer, ampliando não só seu público mas também o alcance de seus posts.

Você pode ganhar engajamento em seus posts fazendo uma pergunta na legenda, por exemplo. Criar stories com enquetes também é uma ótima estratégia para conquistar engajamento (como já citamos acima). Hashtags, localizações, emojis deslizantes, marcações e outras mais.

A equação do Instagram é mais ou menos assim:
Instagram + Perfil Otimizado * (Conteúdo + Ferramentas) = Engajamento + Seguidores.

O que você não deve fazer

Agora que você seguiu todo o roteiro com as dicas sobre o que deve fazer para ganhar seguidores no Instagram grátis, vamos compartilhar nossa experiência sobre o que você não deve fazer para ganhar seguidores no instagram e explicar detalhadamente o porquê não recomendamos essas tarefas.

Não comprar seguidores

Pode até parecer tentador algumas propostas que vimos na internet com pacotes de seguidores reais e brasileiros por um valor super simbólico, mas a dica é: não compre.

As únicas vantagens de comprar seguidores, são em liberar o botão “arraste pra cima” nos stories (que direciona para um link) e impressionar as pessoas que visitarem  seu perfil pelo alto número de seguidores. Acontece que, quantidade não é qualidade.

Não adianta você ter um perfil com mais de 10 mil seguidores, sendo que esse público não têm interesse em suas publicações, nos produtos e serviços que você oferece. Para essas pessoas, seu conteúdo não é relevante e os algorítimos do Instagram entendem isso, limitando o alcance do seu conteúdo. 

Um perfil com apenas 100 seguidores (orgânicos) têm um engajamento superior a um perfil com mais de 10k de seguidores comprados. Essas informações são oferecidas pelo próprio Instagram através do botão “Insights” disponível no perfil do titular da conta.

Se você não se importa com a qualidade do seu público e com o alcance de seu conteúdo, pode comprar seguidores sem problema nenhum. Agora, se você quer construir um público selecionado e engajado com o que você tem a oferecer, não compre seguidores.

Não patrocinar sorteios de produtos que não são relacionados com sua marca

É muito comum ver vários influencers digitais realizarem sorteios em redes sociais, principalmente no Instagram e eu, particularmente acho isso muito legal, pois já presenciei várias pessoas sendo beneficiadas com ótimos produtos e até dinheiro. Acontece que, isso, de acordo com minhas ideias, é vantajoso apenas para o perfil do influencer que está fazendo o serteio e para o ganhador do sorteio, porquê?

– Porque não é viável para uma empresa que divulga serviços de oficina mecânica automotiva na cidade, por exemplo patrocinar um sorteio de um iPhone que está sendo realizado através de um perfil de outra cidade ou estado. Milhares de pessoas vão seguir o perfil da oficina mecânica apenas por uma regra do sorteio, mas nunca vão precisar dos serviços dessa oficina, pelo simples fato de estarem longe. Automaticamente, após o sorteio, as chances de essa pessoa deixar de seguir o perfil da oficina mecânica são superiores a 80%.

Agora, se o perfil da oficina mecânica citada como exemplo trabalhar com venda de peças online, ou possuir filiais na cidade ou próximo de onde está sendo realizado o sorteio, recomendamos sim o patrocídio de sorteios. Mas vale lembrar, você vai “ganhar o seguidor”, mas para mantê-lo, vai depender muito do seu conteúdo.

Se você se depara com dúvidas sobre conteúdos, temos uma matéria que relata sobre a importância de criar e compartilhar conteúdos, leia.

Não seguir e deixar de seguir perfis

Quando você executa essa prática de seguir e parar de seguir um perfil, você corre um alto risco de ter sua conta banida pelo próprio instagram. Isso ocorre porque ferramentas de gestão da plataforma oferecem esse recurso de forma automatizada realizando esse processo centenas de vezes por horas, mas o que vale lembrar é que os algorítimos da rede social sofre constantes atualizações e modificações e altos follows e unfollows podem vir a bloquear seu perfil.

Utilize o “deixar de seguir” com cautela, e quando realmente você não tiver mais interesse no conteúdo que a conta está compartilhando. Lembre-se: os números dos perfis que você segue não fazem diferença em seu sucesso.

Conclusão

Agora que você aprender o que fazer e o que não fazer para ganhar seguidores grátis no Instagram, que tal por em prática e compartilhar aqui com a gente seus resultados?

Esse conteúdo foi útil pra você?

Espero que você tenha gostado da leitura e absolvido mais conhecimentos com a ajuda desta matéria. Precisamos da sua ajuda para continuar criando e compartilhando conteúdos com essa mesma qualidade, se possível compartilhe em suas redes sociais utilizando os botões disponíveis abaixo.

Compartilhe esse conhecimento com um amigo! 

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Compartilhou? Agora comente aqui o que achou desse post, e se surgir alguma dúvida pode perguntar que eu respondo!
Mas antes, deixa eu me apresentar pra você:

Bruno Oliveira

Bruno Oliveira

Programador, designer gráfico e estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas.
Curto aprender e re-aprender técnicas de tecnologia e compartilhar com pessoas do mesmo interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também…

O blog #IssoQueÉMarketing está repleto de conteúdos relacionados a desenvolvimento, tecnologia e marketing digital.
Invista seu tempo em conhecimento, leia mais artigos!

Publicidade

Rolar para cima